Cosplayer Solidário - João Pires (Robin)
- Monalisa Medeiros
- 18 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Existem pessoas que são bônus nessa arte de ser Cosplayer. Anjos de capas, heróis, princesas e heroínas que usam seu tempo para levar um pouco de alegria para aqueles que precisam de esperanças em momentos difíceis.

Um desses heróis é o João Pires, que com 33 anos dá vida ao Robin, parceiro do Batman. João sempre achou interessante, mas tinha preconceito. "Ficava preocupado de me julgarem como imaturo" - relata. Após conhecer sua esposa que é cosplayer há 10 anos, João percebeu que existe uma arte por trás de tudo, além de ser uma diversão saudável que leva alegria para muitas pessoas.
Mesmo trabalhando como consultor comercial no Rio de Janeiro, João sempre arruma tempo quando está de folga ou aparece feriado para comparecer em alguma ação ou evento marcado. "As vezes tudo é questão de aproveitar a oportunidade quando surge tempo" - diz ele.

Quando perguntei o que o motivou a fazer trabalho solidário, João foi assertivo em confirmar que entrou no mundo cosplay com esse objetivo. "Por amizades em comum a minha esposa, vi pessoas que faziam do hobbie algo a mais". João ainda citou três pessoas que o inspiraram a fazer parte desse mundo fantástico, são eles: Eron Moraes (Batman), Gabriel Grassi (Thor) e Rodrigo Miceli (Capitão América/Homem Aranha).

Pedi para que nosso querido Robin relatasse um momento que o marcou profundamente. Ele contou que foi sua primeira ação, que ocorreu no Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro. "Vi muitas crianças em estados de saúde bastante frágeis, mas ainda assim, puras e cheias de alegria. Elas tinham fé, elas sorriam, pulavam e aplaudiam quando viam seus heróis. Elas não estavam lá reclamando do que estavam passando, elas estavam lá ainda vibrando. Diante disso, fiquei ainda mais convicto de que é esse tipo de força e pureza que falta nos adultos. (...) Entrei lá para motivar e saí de lá motivado. Nesses encontros não se fala de doenças, apenas de alegrias e planos", concluiu João Pires.
E você, se sentiu motivado?
Comments